2º ICLOC Jovem
» Leia mais

3º Seminário de Educação: Tendências sobre o ensino
» Leia mais

1° Debate ICLOC: "A Identidade do Ensino Médio e as propostas curriculares"
» Leia mais

Ações

III Congresso ICLOC - Práticas na Sala de Aula

Mais de 600 educadores de diversas instituições participam do evento promovido pelo Instituto Cultural Lourenço Castanho.

Organizado pelo ICLOC - Instituto Cultural Lourenço Castanho –, o III Congresso "Praticas na Sala de Aula" aconteceu no dia 21/05 na Escola Nossa Senhora das Graças, o “Gracinha”. Com o objetivo de discutir ideias e práticas na sala de aula para o desenvolvimento e aprimoramento da educação no Brasil, o Congresso reuniu profissionais das mais importantes instituições de São Paulo: Avalia Assessoria Educacional; Centro Educacional Brandão – CEB; Colégio da Companhia de Maria; Colégio Elvira Brandão; Colégio Hugo Sarmento; Colégio Mater Dei; Colégio Oswald de Andrade; Escola da Vila; Liceu de Artes e Ofícios; Escola Granja Viana; Escola Habitat; Escola Lourenço Castanho; Escola Nossa Senhora das Graças; Escola Santi; Escola Viva; Editora Moderna e ONG PTC.

Sylvia Figueiredo Gouvêa, sócia da Lourenço Castanho e Presidente do ICLOC,  conta que o Congresso é “uma forma de trazer o debate para dentro da sala de aula, com a finalidade de valorizar e de aprimorar o que acontece no dia a dia das escolas”. A edição 2011 do Congresso contou com a participação de 958 congressistas, responsáveis por 2.549 inscrições para as 62 sessões diferentes, formadas por 120 trabalhos, um significativo espaço para o registro e a troca das práticas e vivências dos docentes.

No encerramento, o evento contou com a palestra Uma educação que dialoga com a realidade de quem aprende e de quem ensina, ministrada pelo doutor em física Luís Carlos de Menezes, que acredita na necessidade do educador lidar com a permanente transformação da sociedade para que a educação dialogue com a realidade vivida por ele e pelos alunos. Menezes atua na área de Educação, na formação de professores, ensino básico, ensino de Física e de Ciências. Para ele, “o professor não deve subestimar sua importância, pois tem o poder de fazer a diferença na vida dos seus alunos”.

A professora Gladis Santos, da Escola Guimarães Barbosa, esteve pela primeira vez no Congresso: “Foi uma experiência bem interessante, onde encontramos uma oportunidade para inovar o jeito de pensar as técnicas didáticas usadas diariamente”. Márcia Sprenger Dalla Stella, Diretora da Unidade de Educação Infantil da Lourenço Castanho, comenta - “ao participar do Congresso percebi a valiosa contribuição dos educadores, bem como uma preocupação de investimento na prática em sala de aula”. “Acredito que o evento tenha proporcionado uma reflexão no sentido da possibilidade de constante criação e aperfeiçoamento de nossas propostas, garantindo aos alunos uma educação que visa a qualidade e a excelência. Sem dúvida um sucesso”, completa a educadora.

Para Violeta Lopez e Juliana Bei, professoras da Escola Viva, o Congresso é um espaço para o debate e a troca de experiências: “Enriquece nosso trabalho e nos propõe novas questões a serem pensadas”. Carolina Ferriucci Monção, da Escola Estadual Professor Daniel Pontes, afirmou que o encontro de professores tanto da rede pública quanto da particular gera um crescimento profissional grande: “Muitas das propostas que existem nas particulares, não chegam até as públicas, então eventos como esse trazem a oportunidade de uma troca enorme”.

Selma Monteiro, formadora de Educação Infantil da Secretaria Municipal de Educação de Jacareí, parabeniza os organizadores e elogia o evento: “Gostaria de dar os parabéns pelo brilhante Congresso, tanto na seleção de excelentes mediadores e palestrante, pela ótima organização quanto pelo carinho e cuidado com os participantes, demonstrado na impecável mesa do café, na limpeza dos banheiros, na constante presença de profissionais preparados para atender-nos a todo instante. Agradeço pela oportunidade de confirmar que estamos juntos caminhando numa excelente direção na formação de nossos alunos”.

O ICLOC acredita que a parceria entre as escolas valoriza, estimula e enriquece as práticas educativas. Por meio dos debates que realizam, os professores ensinam e aprendem com seus colegas, coordenadores, monitores e diretores.

Agradecemos a participação de todos os mais de 900 inscritos.

Confira o vídeo do III Congresso:

Confira as fotos do III Congresso:

VEJA TAMBÉM: