2º ICLOC Jovem
» Leia mais

3º Seminário de Educação: Tendências sobre o ensino
» Leia mais

1° Debate ICLOC: "A Identidade do Ensino Médio e as propostas curriculares"
» Leia mais

Ações

V Congresso ICLOC - Práticas na Sala de Aula


No dia 18 de maio, o Instituto Cultural Lourenço Castanho – ICLOC realizou, nas dependências da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado, em São Paulo, o V Congresso ICLOC de Práticas na Sala de Aula.

O evento reuniu educadores de escolas públicas e particulares, permitindo a troca de informações e experiências sobre o dia-a-dia na sala de aula.

O V Congresso ICLOC de Práticas na Sala de Aula contou com a participação de 3.149 congressistas, responsáveis por 7.324 inscrições para as 149 sessões, formadas por 421 trabalhos. Os números demonstram a grandiosidade do evento que propiciou, nas salas da FECAP, um significativo espaço para o registro e a troca das práticas e vivências dos docentes.

A organização do evento ficou por conta de algumas das mais importantes instituições de ensino de São Paulo: Centro Educacional Brandão - CEB; Colégio da Companhia de Maria; Colégio Dante Alighieri; Colégio Elvira Brandão; Colégio FAAP; Colégio Mater Dei; Colégio Objetivo; Colégio Oswald; Colégio Renascença; Editora Moderna; Escola da Vila; Escola Granja Viana; Escola Hanitat; Escola Lourenço Castanho; Escola Santi; Escola Vera Cruz; Escola Villare; Escola Viva; Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado; Fundação Iochpe; Instituto Arte na Escola; Instituto Seli; Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo; Liceu Santista; Parceiros da Educação; SESI São Paulo.

Todos os trabalhos apresentados foram reunidos em um livro, editado pela Editora Moderna, distribuído gratuitamente para os congressistas presentes.

As sessões foram organizadas em três horários. Em cada horário foram realizadas 50 sessões. No intervalo, entre o primeiro e segundo horário de sessões, o grupo de dança Graça de Ouro, da Instituição Maria Helen Drexel, realizou uma apresentação de maracatu.

“Achei maravilhoso! Ver crianças fazendo aquele som de ótima qualidade é muito legal”, disse Mildred Sotero, professora e coordenadora.

“A apresentação do maracatu resgatou um pouco da nossa cultura”, comentou Ginice, professora do Ensino Fundamental I.

Alunos da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado e do Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo participaram do evento, orientando os congressistas, apoiando a realização das sessões e emprestando sua juventude para ampliar o brilho do Congresso.

“Foi um experiência fora de série, gostei muito das palestras que aconteceram na sala que eu estava auxiliando. Mudou minha concepção sobre a sala de aula, por exemplo, como atender pessoas com deficiências físicas. Eu consegui aprender muita coisa, foi muito proveitoso”, comentou Ana Lara, aluna da Escola Liceu.

“As apresentações foram incríveis. Em uma das sessões, uma professora já de idade, voltou a estudar para poder ensinar melhor, porque sua visão de ensino já era ultrapassada. Eu achei um exemplo, porque um dia eu pretendo ser professor”, disse Marcos Paulo, aluno do Liceu.

Confiram a seguir alguns depoimentos dos educadores que prestigiaram o Congresso:

“Estou impressionada com a quantidade de gente e de trabalhos, mas também a qualidade dos projetos apresentados. Novas ideias são palpáveis e o professor pode trabalhá-las dentro da sala de aula”, disse Mildred Sotero, professora e coordenadora.

“Eu gostei muito. Sempre contribui vir ao Congresso. É a terceira vez que eu participo. Eu pretendo fazer um trabalho para a educação infantil. Tudo que vi aqui foi muito importante. Estou saindo muito enriquecida”, comentou a professora Ana Letícia que apresentou e assistiu a sessões sobre arte na educação infantil.

“Eu acho que quando a gente se abre para que o outro faça críticas positivas ou negativas, estamos dando a cara à tapa, é claro. Mas, acho que contribui muito, porque, a partir da experiência do outro, nós construímos a nossa própria experiência. Observando o que deu ou não certo no nosso projeto, podemos redimensionar algumas questões. Ao ICLOC só tenho a agregar, ele me ajudará na minha prática dentro da sala de aula”, explicou Elke Vieira, professora da rede privada e municipal do Estado de Recife, que apresentou uma sessão sobre educação infantil.

O Congresso também repercutiu nas redes sociais. Confira alguns comentários que chegaram pelo Facebook:

Angel Rocha - “Ontem, no congresso, pude comprovar como a organização funciona. Parabéns, Instituto ICLOC, por mais um dia de aprendizado e trocas de experiências!”.

Adriano Aguilar - “Congresso ICLOC foi Show de bola!”.

Sueli Gallette - “Parabéns a todos pelo evento maravilhoso. Pude apresentar o meu trabalho e aprender muito com as minhas amigas do mesmo horário. Eventos assim nos fazem crescer e renovar sempre”.

Maíra B. Namura - “Gostaria de parabenizar a organização do Congresso e a todos os que participaram. Foi uma experiência única. Até o próximo ano”.

Juliana Barbosa - “Parabéns a todos pelo evento, não perco o próximo por nada”.

Carlos Donizete - “Sabe a única coisa que deixa desejar nesse congresso? É que não consigo participar de todas as sessões da minha área. Afinal é impossível estarmos em vários ambientes ao mesmo tempo. rsrsrs. Parabéns! Que evento sensacional! Conhecemos colegas de todas as cidades. É uma pena que o Estado não tenha tanta participação, afinal seria um mote para nós professores, e melhoraríamos a nossa educação pública. SUCESSO SEMPRE PARA TODOS”.

Leomar Sebastião - “Um maravilhoso evento!”.

Angelina Rodrigues - “Participei, ontem, do congresso como apresentadora e ouvinte. Adorei o evento, muito organizado e com apresentações interessantes”.

José Farias – “Participei pela primeira vez e adorei. Toda experiência e troca de conhecimentos são válidos para nosso crescimento.”

Ana Amélia Oliveira Santos – “Valeu a pena!!!!!!!!!”

Debora Novaes – “Foi um privilégio fazer parte! Caminhamos mais um pouquinho!!! Bjs”

Alessandro Lopes de Oliveira – “Eu estava lá!!! Parabéns aos organizadores do ICLOC.”

Rosana Cristiane Ribeiro – “Gostei muito. Ótima organização!”

Josiane S. Mello – “Mto mto bom ...”

Selma Ruas Ferreira – “Adorei!!! Excelente a organização... Temas variados e bem interessantes. Estava como participante e apresentadora, as duas experiências foram válidas. Parabéns a todos!!!”

Wagner Borja, Diretor do Ensino Médio da Escola Lourenço Castanho, por e-mail - “Há cinco anos, participo do Congresso ICLOC, sempre uma oportunidade para nosso crescimento profissional, por meio da troca de experiências, assim como para tomar contato com colegas das mais diversas instituições. Todas as apresentações possibilitaram diálogos que fizeram todos saírem de seus lugares e repensarem o lugar e a importância do professor e de sua formação. Saí com a impressão de ter assistido à melhor edição do evento”.

Geraldo Oliveira, professor da FECAP, por e-mail - “Levarei essa experiência, vivida por todos nós, para meu ambiente de trabalho, com o propósito de buscar ampliar a relação ensino e aprendizagem, com meus alunos. Obrigado pela oportunidade, em meu nome e em nome dos meus alunos”.

"Eu acho que é uma coisa que temos que mostrar mesmo, porque um núcleo de projeto social é uma coisa muito importante. E espero passar essa ideia para outras escolas”, explicou Ana Pacheco, aluna que ajudou a apresentar o trabalho que tratou do tema Projeto Social na Escola.

"A troca que tivermos foi de extrema importância, a gente acaba fazendo troca de ideias e valores. O que vi nessa sessão sobre a questão social dentro da escola eu posso aplicar na sala de aula, em um trabalho conjunto com as matérias regulares”, comentou a professora Ana Paula Moura.

Confira o Livro do V Congresso ICLOC:

Baixe o Livro aqui.

Confira nossa galeria de imagens do V Congresso ICLOC de Práticas na Sala de Aula, no Flickr do ICLOC:

IV Congresso ICLOC

Assista o vídeo de como foi o Congresso:

Ouça a entrevista concedida pela Presidente do ICLOC, Sylvinha Gouvêa, para a rádio Band News FM:

IV Congresso ICLOC


VEJA TAMBÉM: